Contatos:

e-mail: nov.jesusnazareno@servidoras.org

Telefones: (11)5977-9932
                 (11)5977-3408

  • White Facebook Icon

Santo Inácio de Loyola

Exercícios Espirituais

     A Família Religiosa do Verbo Encarnado oferece aos leigos os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola para ajudá-los a aprofundar sua vida espiritual. ajudando os exercitantes a "se conquistarem" e depois os mostram como conformar sua vontade à vontade de Deus.

     Durante todo o curso dos Exercícios Espirituais, os exercitantes recebem as ferramentas que os ajudarão a discernir a Vontade de Deus em suas próprias vidas. Isso torna os exercícios especialmente úteis, mas não restritos, àqueles que estão discernindo sua vocação.

     Santo Inácio compôs os Exercícios Espirituais durante um período de 19 anos (1522-1541) e desde então tem sido um dos meios mais poderosos de santificar os membros da Igreja, sejam leigos ou religiosos. Isto é mais claramente expresso pelo Papa Pio III quando declarou: Descobrimos que estes Exercícios estão cheios de piedade e santidade e que eles são e serão extremamente úteis e salutares para o proveito espiritual dos fiéis. Nós sinceramente exortamos todos e cada um dos fiéis de ambos os sexos, em todos os lugares a realizar exercícios tão piedosos e ser instruído por eles. (Cf: Pastoralis Officii, 31-VII-1548)

   Os membros de nossa Família religiosa fazem uma versão abreviada dos exercícios anualmente e fazem os exercícios completos de 30 dias a cada dez anos. Eles são oferecidos para leigos durante todo o curso do ano. Normalmente, os exercícios são oferecidos em uma versão abreviada de três dias, que contém as meditações e regras essenciais fornecidas por Santo Inácio. Ele entendeu que nem todos seriam capazes de colocar suas vidas em espera por um mês inteiro, a fim de levar os exercícios e, assim, mesmo em sua vida, Santo Inácio fez acomodações para retiros mais curtos.

Para que servem?

     Para que o homem se esforce em ordenar sua própria vida segundo o projeto de Deus, é indispensável livrar-se de toda “afeição desordenada”, quer dizer, de todos aqueles amores que não estão ordenados a Deus como fim. Já que é muito difícil conhecer e fazer a vontade de Deus se não estivermos dispostos a renunciar à nossa própria vontade em tudo aquilo que ela tenha de mau ou desordenado.
Portanto, Santo Inácio nos deu nos Exercícios um método prático para saber viver a santidade em seu grau mais perfeito, pois ensina a santidade pura e total, tirando-a da doutrina e dos exemplos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Eficácia dos Exercícios

     "Os Exercícios são um conjunto de meditações e orações em atmosfera de recolhimento e de silêncio, e sobretudo um particular impulso interior, suscitado pelo Espírito Santo, para abrir amplos espaços na alma à  ação da graça. O cristão com o forte dinamismo dos Exercícios é ajudado a entrar no âmbito dos pensamentos de Deus, de seus intuitos para confiar-se a Ele, Verdade e Amor, e assim tomar decisões comprometedoras no seguimento de Cristo, segundo a clara medida dos próprios dons e responsabilidades."  São João Paulo II, Angelus 16/12/1979.